Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
No dia 03/12 recebemos os alunos de história da Universidade Estadual do Piauí no nosso projeto de Manuscritos Digitais!
Neste momento, foram conhecer a segunda etapa do Projeto Manuscritos Digitais que é de grande valia, não só pela experiência adquirida pela equipe de trabalho, mas sobretudo pela contribuição que está oferecendo às novas gerações, pelo seu empenho em oferecer ao público as melhores técnicas de digitalização existentes na atualidade, conforme as normas técnicas vigentes e dessa forma possibilitando ao público compartilhar mais um pouco da memória histórica de nosso Estado.
O projeto tem parceria com a Equatorial Energia!
O caju é muito mais do que um fruto: é uma fonte rica de possibilidades. Aproveitar todas as suas partes significa transformar o que muitas vezes seria descartado em produtos inovadores e sustentáveis.
Esse processo não só minimiza o desperdício, mas também agrega valor ao fruto, incentivando a criação de alimentos. Além disso, promove práticas que fortalecem a economia local, estimulam o empreendedorismo e preservam o meio ambiente.
Investir no aproveitamento integral é apostar em um futuro mais sustentável e inovador. 🌎✨
O curso Aproveitamento Integral do Caju, uma iniciativa do Projeto Crescer, organizado pela FUNDES em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Neste sábado, realizamos o mutirão de inscrições para o curso Aproveitamento Integral do Caju, uma iniciativa do Projeto Crescer, organizado pela FUNDES em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O curso tem como objetivo ensinar técnicas e práticas para utilizar todas as partes do caju de forma sustentável e econômica. Isso inclui a polpa, a casca e o suco, além de derivados. O foco é minimizar o desperdício e agregar valor ao produto, capacitando os participantes a desenvolver novos alimentos, a partir das partes do caju. O curso visa incentivar a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo.
A FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO ESTADO DO PIAUI – FUNDES, desde o dia 21 de outubro de 2024, deu início ao projeto CRESCER – Qualificação e Empreendedorismo para a zona rural leste da cidade de Teresina – PI.
Trata-se de uma iniciativa inovadora que visa propiciar aos campesinos, conhecimento técnico para as várias atividades demandadas na zona rural, inclusive, conhecimentos técnicos para melhorar as condições de organização gerencial. Tudo isso, levando em consideração a otimização funcional da atividade produtiva, buscando assim, valorizar as iniciativas empreendedoras e garantir a eficiência na produção e incremento da renda familiar.
Conforme o MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAMÍLIA E COMBATE À FOME - MDS, o Programa Redução da Pobreza visa desenvolver e apoiar ações, planos e programas que incentivam a inserção no mundo do trabalho por meio da qualificação profissional, do empreendedorismo e do emprego, como o objetivo de promover a emancipação socioeconômica, assegurando autonomia e participação social para pessoas e famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. Portanto, o projeto CRESCER foi idealizado dentro dessa perspectiva desenvolvimentista.
Nesse sentido, temos como parceiro de primeiro momento o MDS, através do contrato de patrocínio nº 89/2024, o qual foi assinado em 18 de outubro de 2024.
O projeto levará o conhecimento técnico e de gestão empreendedora aos campesinos, sem, contudo, menosprezar o conhecimento empírico que adquiriram ao longo de suas vidas. O objetivo principal é aliar esse conhecimento aos que serão ministrados nos cursos para que, assim, os trabalhadores possam em seu “pedaço de chão”, produzir mais, praticando as técnicas adquiridas nos treinamentos, garantir alternativas de trabalho e melhores condições de vida.
Estão sendo oferecidos, conforme aptidões e demandas das comunidades rurais, 09 cursos na área técnica, artesanato e gestão, como se vê a seguir:
No momento temos em execução o curso de horticultura – Hortas Rurais e Quintais Produtivos, o qual está sendo executado em parceria com a ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SOINHO, situada na comunidade rural do Soinho. O público alvo, são os alunos do 2º Ano do Curso Técnico em Agropecuária, daquela escola. Já temos agendado para a primeira semana de fevereiro, o Curso de Técnicas de Enxertia de Fruteiras, nesse caso, o público alvo são os alunos do 3º Ano do Curso Técnico em Agropecuária.
Temos ainda agendado para início no dia 09 de dezembro/2024, o Curso de Aproveitamento Integral do Caju, a ser ministrado na Associação Comunitária da Serra do Gavião, zona rural leste da Capital. Durante a qualificação os alunos serão treinados na fabricação da Cajuína, Doces, Bolos, hambúrgueres, lasanha, paçoca, estrogonofe, maria isabel. Todos produtos do caju.
O objetivo do curso com ênfase no aproveitamento do pedúnculo, é capacitar os participantes a explorar todo o potencial dessa parte suculenta e nutritiva da fruta, que muitas vezes é subutilizada ou descartada, o foco é minimizar desperdício e agregar valor ao produto. Portanto, o curso busca não apenas reduzir perdas, mas também, ampliar as possibilidades de uso, transformando o pedúnculo em um valioso recurso de fonte de renda.
A música é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, melhorando habilidades cognitivas, sociais e motoras, além de estimular a criatividade e reduzir o estresse.
Reconhecendo seu valor, a FUNDES está oferecendo uma oportunidade valiosa para que os mesmos aprendam e se desenvolvam musicalmente.
Ao firmar uma parceria com o projeto Sol Maior, a FUNDES está promovendo uma iniciativa extraordinária para enriquecer a educação musical e investir no futuro.
A 2ª Edição da Feira de Empreendedorismo e Cidadania, realizada na Praça Santa Maria da Codipi, em Teresina, no dia 26 de outubro de 2024, foi um grande sucesso e reuniu a comunidade local para celebrar e incentivar o empreendedorismo piauiense. O evento, que aconteceu das 18h às 22h, contou com uma ampla variedade de expositores locais, oferecendo produtos e serviços de diversos segmentos.
Empreendedores da região tiveram a oportunidade de expor e vender suas mercadorias, fortalecendo o comércio local e apresentando seus negócios ao público. A feira também contou com uma praça de alimentação, onde os visitantes puderam desfrutar de pratos típicos e lanches preparados por pequenos empreendedores, valorizando ainda mais a culinária regional.
Além das oportunidades de compra e interação com os empreendedores, a feira proporcionou um ambiente de entretenimento com apresentação musical ao vivo com o cantor Vinni Santana como também o grupo de capoeiristas local, que animaram os participantes e criaram uma atmosfera vibrante e acolhedora. O evento reforçou o papel da cidadania e do apoio à economia local, promovendo a importância da autossuficiência e da união comunitária.
Com o patrocínio da Fundação Wall Ferraz e apoio da Prefeitura de Teresina, a Feira de Empreendedorismo e Cidadania mostrou-se uma excelente iniciativa para fortalecer o comércio local, inspirar novos empreendedores e oferecer lazer e cultura para a população da Santa Maria da Codipi.