Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Sabe-se que é de elevada prioridade a promoção e o aperfeiçoamento dos dispositivos institucionais para executar papéis relacionados às ações de desenvolvimento regional no geral e, especificamente, àquelas voltadas para o espaço nordestino.
Nesse contexto, acreditamos que esse papel deve ser exercido por organizações indutoras do desenvolvimento sustentável, voltadas para as novas formas de proceder na elaboração de estratégias. Enfim, verdadeiras catalisadoras de ações que visem o desenvolvimento local sustentável, fazendo surgir novas maneiras de conceber o desenvolvimento sem comprometimento social e ambiental, de forma que, com este instrumental institucional, sejam melhorados os indicadores de desenvolvimento econômico e sociais, que atualmente, mostram um quadro de pobreza e exclusão da maioria da população, fruto das desigualdades estruturais.
Alguns Estados brasileiros, e principalmente, os nordestinos, apresentam graves desigualdades microrregionais, o que inibe as ações e dificulta as tomadas de decisões necessárias, a fim de promover o desenvolvimento. Essas dificuldades, associadas às estruturas organizacionais deficientes na grande maioria dos municípios, resultam na ausência de projetos desenvolvimentistas em bases economicamente sustentáveis.
A verdade é que as desigualdades microrregionais são demasiadamente preocupantes e, na atual conjuntura, ainda se busca atender os requisitos mínimos exigidos pela cidadania. E, é nesse sentido, que atua a FUNDES – Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí, através de programas, seja a nível Federal, Estadual, Municipal ou entidades não governamentais; elaboração de projetos, pesquisas, educação e qualificação profissional; através de estratégias mais ágeis, mais comprometidas com os interesses coletivos, com a finalidade de reverter ou minimizar o atual quadro, usando de modernas estratégias de desenvolvimento sustentável.
A FUNDES, fundada em 21/01/2003, com Escritura Publica registrada no livro 370, fls. 145/145v, do Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis da Comarca de Teresina, conforme seu estatuto, tem "por objetivo o desenvolvimento sustentável em todos os seus aspectos, levando em consideração a necessidade produtiva, através de ações de cunho educacional, cultural, turístico e preservacionista do meio ambiente". Configurando-se como uma entidade da sociedade civil de direito privado, voltada para o planejamento e execução de projetos de várias especialidades técnicas.
Conforme sua característica de entidade do Terceiro Setor e uma vez reconhecida como de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 5.303/2003, a FUNDES vem atuando na elaboração, desenvolvimento e execução de projetos de capacitação e qualificação profissional, incrementando a capacidade de gestão social e estimulando a parceria comunitária, associativista e cooperativista, projetos produtivos rurais e urbanos, projetos de geração de renda, projetos de habitação de interesse social, além de consultoria e assessoria técnica na área de desenvolvimento rural e fundiário, educação, saúde e assistência social. Dessa forma, busca-se uma nova concepção desenvolvimentista em bases realmente sustentáveis.